maio 4, 2024 6:56 am

Você está pensando em construir uma lista de e-mail, mas tem algumas dúvidas sobre por que ela é necessária? Muitos blogueiros e donos de empresas não percebem a importância de construir uma lista de e-mail quando estão começando.

No entanto, a maioria das pessoas geralmente muda de ideia quando vê o impacto que as listas de e-mail podem ter no tráfego e na receita de outra pessoa.

Neste artigo, compartilharemos as principais razões pelas quais a criação de uma lista de e-mail é importante (com estudos de caso reais). Também mostraremos como começar a construir sua lista de e-mail – passo a passo.

Ao final deste artigo, você deverá ter respostas para todas as suas dúvidas sobre como construir uma lista de e-mail.

O que é uma lista de e-mail?

Uma lista de e-mail é uma lista especial de nomes e endereços de e-mail de pessoas que lhe deram permissão para enviar atualizações e promoções da sua empresa.

Você pode criar sua lista de e-mail dentro de um software de marketing por e-mail e enviar notificações por e-mail em massa para todos sobre as atualizações do seu blog, loja online ou outros serviços comerciais.

Por que construir uma lista de e-mail é importante?

De acordo com a Direct Marketing Association, o marketing por e-mail, em média, obtém um retorno sobre o investimento (ROI) de 4300% para empresas nos EUA.

Como os assinantes de e-mail se juntaram à sua lista de e-mail a partir do seu site e verificaram sua identidade clicando em um link (double-optin), eles estão extremamente interessados ​​no que você tem a oferecer. É por isso que eles são mais propensos a se converter em clientes pagantes.

Em nosso negócio, a lista de e-mail obtém 10 vezes mais conversões do que as campanhas de mídia social.

Isso faz sentido se você pensar nos motivos que tornam o e-mail um canal de comunicação incrivelmente poderoso:

1. O e-mail é pessoal

O e-mail permite que você entre na caixa de entrada de um usuário. Não existe um sistema de classificação limitando seu alcance. É muito direto e pessoal.

2. O e-mail tem um propósito

Para receber suas atualizações, um usuário preenche um formulário para se inscrever em sua lista de e-mail e confirmar seu endereço de e-mail. Alguém que faz tanto trabalho está obviamente interessado em ouvir de você e é muito mais receptivo à sua mensagem.

3. O e-mail é direcionado

Como mencionamos anteriormente, o usuário já demonstrou interesse em seu produto ou conteúdo. Como você já sabe do que eles gostam, você pode entregar ofertas altamente relevantes para obter melhores resultados. Isso é chamado de segmentação, e abordaremos isso mais adiante no artigo.

4. Você possui sua lista de e-mail

Você não possui Facebook, Twitter ou Google. Suas campanhas de mídia social e esforços de SEO podem ser desperdiçados quando essas plataformas mudam suas políticas. Por outro lado, você possui sua lista de e-mail e ela não é influenciada por decisões de outras empresas.

5. O e-mail é individual

As pessoas leem e-mails na privacidade de sua caixa de entrada. A mensagem não está em uma linha do tempo pública ou feed de notícias. Eles podem fazer perguntas diretamente em privado com confiança. Isso ajuda a construir confiança e conexão.

6. Mais pessoas usam e-mail várias vezes ao dia

Você já deve ter ouvido falar que o Facebook tem 1,4 bilhão e o Twitter tem 100 milhões de usuários ativos diariamente. O que você pode não ter ouvido é o número de pessoas que usam e-mail todos os dias.

Todo usuário de internet tem pelo menos uma conta de e-mail. Uma pesquisa recente realizada pela Radicati descobriu que existem 3,8 bilhões de contas de e-mail ativas. Isso é metade da população da Terra.

É exatamente por isso que todas as empresas inteligentes do mundo têm uma lista de e-mail.

Grandes marcas aprenderam essa lição há muito tempo, e é por isso que gastam milhares de dólares em campanhas de mídia social para que as pessoas se inscrevam em suas listas de e-mail.

Eles entendem que o email marketing é o melhor investimento a longo prazo com um retorno muito maior porque as pessoas continuarão recebendo sua mensagem a um custo muito baixo por um longo período de tempo.

Mídias Sociais x E-mail Marketing

Agora você provavelmente está pensando, espere um minuto. E as mídias sociais?

Na verdade, nos perguntaram várias vezes, o marketing por e-mail não está morto com as mídias sociais tomando conta de tudo?

A melhor maneira de responder a esta pergunta é olhar para as informações que o Twitter e o Facebook lhe pedem antes de criar uma conta: Sim, é um endereço de e-mail.

Essas empresas sabem que os e-mails são a maneira mais direta e confiável de entrar em contato com seus clientes.

Mesmo se você se inscrever usando seu número de telefone, eles continuarão solicitando seu endereço de e-mail para ajudá-lo a encontrar amigos, opções de recuperação de senha e, o mais importante, enviar mensagens de e-mail direcionadas.

Todas as plataformas de mídia social estão construindo uma lista de e-mail porque são donos de empresas inteligentes. Isso ajuda sua avaliação ao vender seus negócios.

Embora a mídia social seja uma ótima maneira de alcançar seu público, é importante manter em perspectiva a natureza oportuna das plataformas de mídia social.

Eles vêm e vão.

Não muito tempo atrás, tínhamos MySpace, FriendFeed, Google Buzz, Plurk e inúmeros outros. A maioria deles está morta agora ou irrelevante.

Hoje temos Facebook e Twitter que se destacam, mas nem todos curtem essas plataformas. Algumas pessoas preferem Instagram, Pinterest, WhatsApp, Snapchat, LinkedIn, etc.

Basicamente, seus usuários estão em todo lugar em diferentes plataformas. Mas estudos mostram que pelo menos 91% dos consumidores verificam seus e-mails diariamente.

Não estamos dizendo que as redes sociais não são importantes. É, e você deve explorar todas as oportunidades para alcançar seu público.

No entanto, você deve gastar mais tempo e esforço em algo que garanta melhores resultados.

O que os especialistas estão dizendo sobre a criação de uma lista de e-mail?

Não acredite apenas na nossa palavra, ouça o que todos os principais especialistas em marketing estão dizendo sobre email marketing:

De todos os canais que testei como profissional de marketing, o e-mail supera continuamente a maioria deles.

– Neil Patel

Obter um endereço de e-mail é o primeiro passo crítico para descobrir quem é meu leitor e, espero, no futuro, algum tipo de cliente.

– Joe

Se você não está construindo uma lista de e-mail, está cometendo um ENORME erro.

– Derek Halpern

O e-mail é o motor mais previsível de crescimento e vendas em nosso negócio. Eu prefiro o email marketing a todos os outros canais de tráfego.
– Samuel

Muitos profissionais de marketing especialistas dizem que seu maior erro não foi criar uma lista de e-mail quando começaram.

Com todas as razões acima, esperamos que você esteja convencido de que construir uma lista de e-mail é importante para todas as empresas.

Agora você pode estar se perguntando, como faço para construir uma lista de e-mail?

Isso nos leva à próxima seção.

O que você precisa para começar a construir uma lista de e-mail?

Até agora, você sabe por que criar uma lista de e-mail é tão importante e por que ignorá-la pode ser um erro ENORME.

Então, vamos dar uma olhada no que você precisa para começar a construir sua lista de e-mail.

3 coisas que você precisa para construir uma lista de e-mail:

  1. Um site ou blog.
  2. Um serviço de e-mail marketing.
  3. Formulários opt-in de alta conversão

Todos os três são bastante fáceis de configurar e nenhum deles requer habilidades de programação ou design.

Para o bem deste artigo, vamos nos concentrar apenas nos dois últimos itens da lista.

Escolhendo o melhor serviço de e-mail marketing

Existem toneladas de serviços de e-mail marketing por aí. Muitas vezes, os iniciantes usam a opção gratuita para economizar custos, o que é compreensível. No entanto, algumas dessas plataformas gratuitas não são as melhores. Por quê?

Algumas plataformas se rotulam erroneamente como “serviço de marketing por e-mail” quando, na realidade, tudo o que oferecem é assinatura gratuita de blog por e-mail. Isso permite que seus usuários recebam uma atualização por e-mail toda vez que você publicar uma nova postagem no blog.

Mas isso não é verdadeiro e-mail marketing. Aqui estão algumas das desvantagens de usar um serviço gratuito de notificação de blog:

  • Você não pode enviar boletins informativos por e-mail privados. Para enviar um e-mail, você terá que publicar uma nova postagem no blog, o que significa que as informações que você deseja compartilhar terão que estar disponíveis publicamente primeiro.
  • Você não pode personalizar a mensagem de e-mail. Ele será entregue no mesmo formato, muitas vezes sem marca ou personalização.
  • Você não pode categorizar os assinantes por interesses, dados demográficos ou tipo de conteúdo.
  • Não há relatórios. Você não sabe quantas pessoas receberam o e-mail, qual porcentagem de usuários o abriu e quantos clicaram em seus links.
  • Se mais tarde você tentou migrar para um serviço pago, seus usuários terão que reconfirmar a assinatura. Muitos deles não farão isso e você acabará perdendo assinantes.

É por isso que SEMPRE recomendamos o uso de um serviço profissional de email marketing desde o início.

Sim, eles custam um pouco de dinheiro, mas são um investimento em seu negócio que traz grandes retornos.

Os benefícios dos serviços profissionais de marketing por e-mail são:

  • Você pode enviar e-mails em massa privados para seus assinantes.
  • Você pode ver a atividade do assinante e agrupar seus assinantes com base nas ações que eles realizam.
  • Você pode executar testes de divisão A/B para ver qual linha de assunto de e-mail, conteúdo e ofertas funcionam melhor com seus assinantes.
  • Com as ferramentas de relatórios, você pode ver de qual país tem mais inscritos. Você pode ajustar suas preferências de fuso horário e enviar e-mails na hora certa.
  • Por último, mas definitivamente o mais importante, você pode ver os endereços de e-mail de todos os seus assinantes.

Existem centenas de serviços profissionais de e-mail marketing disponíveis. Não deixe de conferir nosso guia dos 7 pegados no e-mail marketing.

Para pequenas empresas, recomendamos o uso do MailChimp porque eles são um dos maiores serviços de email marketing do mundo.

Se você estiver procurando por algo mais avançado que inclua uma poderosa automação de marketing, recomendamos o uso do HubSpotSendinblue ou ConvertKit. Ambos são muito populares entre os empresários e também vêm com testes gratuitos.

Depois de se inscrever em um serviço de marketing por e-mail, a próxima etapa é adicionar formulários de inscrição ao seu site para permitir que seus usuários se inscrevam.

Crescendo sua lista de e-mail e obtendo mais assinantes

Você sabia que mais de 70% dos visitantes que abandonam seu site nunca mais voltarão? É verdade, basta olhar no seu Google Analytics e ver a porcentagem de visitantes novos versus visitantes recorrentes.

É por isso que você precisa converter todos os visitantes do site em assinantes de e-mail antes que eles saiam, para que você possa enviar mensagens relevantes para trazê-los de volta.

Um usuário médio da Internet gasta apenas alguns segundos olhando para um site. Isso lhe dá muito pouco tempo para envolvê-los. Se seus formulários de inscrição de e-mail não forem perceptíveis, os usuários sairão sem se inscrever no seu site.

O maior erro que vemos os iniciantes cometerem não é colocar estrategicamente formulários opt-in de alta conversão.

Alguns temas do WordPress vêm com widgets de barra lateral integrados, mas eles não convertem também.

Seu serviço de email marketing também pode fornecer códigos para incorporar em seu tema, mas isso exige que você saiba como codificar.

Em vez de adicionar formulários de inscrição chatos à sua barra lateral, você pode criar facilmente formulários opt-in de alta conversão, como pop-ups lightbox, barras flutuantes de cabeçalho e rodapé, caixas de rolagem deslizantes, tela de boas-vindas em tela cheia, formulários embutidos e muito mais.

Além do MailChimp, outra ferramenta que você pode usar para aumentar rapidamente sua lista de e-mail e seguidores de mídia social simultaneamente é usar um plug-in de distribuição viral como o RafflePress.

Ele permite que você use brindes para transformar os visitantes do seu site em embaixadores da marca. Como resultado, você obtém mais tráfego, assinantes de e-mail e engajamento de mídia social sem comprar nenhum anúncio pago.

De uma chance.

Estratégias e recursos de criação de listas

Ter as ferramentas certas é crucial, mas saber usá-las corretamente é o que faz a maior diferença.

Na sua estratégia de email marketing, o mais importante que você deve planejar é a segmentação.

O que é segmentação de lista de e-mail?

A segmentação da lista de e-mail é o processo de agrupar seus assinantes, para que você possa personalizar melhor seus e-mails com base no interesse.

Ele ajuda você a obter taxas de abertura e de cliques mais altas.

As atualizações de conteúdo são os formulários de opt-in de maior conversão. É uma técnica em que você oferece conteúdo bônus no final de suas postagens populares no blog. Estes geralmente convertem 5 vezes mais do que um opt-in regular.

Conclusão

Não importa que tipo de negócio você administra, que tipo de site você possui ou em que setor você atua.

Se você tem um site e deseja transformar seus visitantes em clientes recorrentes, precisa incluí-los em sua lista de e-mail.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender por que criar uma lista de e-mail é importante e o ajudou a começar com o pé direito.

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