Criar e-books que podem ser comprados, baixados e visualizados online nunca foi tão fácil ou mais seguro. Na página da web da Adobe, “Como criar e-books em PDF da Adobe”, você encontrará os procedimentos e técnicas básicas necessários para criar e-books em PDF (Adobe Portable Documents Format).
Para facilitar tudo para você fazer seu primeiro e-book, daremos algumas dicas para fazer seu e-book e como comercializá-lo.
CRIANDO DICAS DE E-BOOKS
- Realize uma pesquisa ou colete perguntas de seus clientes e público-alvo e forneça respostas. Os livros foram criados usando essa premissa.
- Crie personas de clientes para entender e entrar na mente de seus leitores em potencial.
- Escreva um esboço. Existem muitas opções para criar um esboço. É sua escolha, e é aqui que você organiza a estrutura e vale a pena gastar tempo.
- Separe um período de tempo em que você acabou de escrever. Pode ser de manhã cedo ou tarde da noite, onde você não tem distrações.
- Reutilize as postagens do seu blog em um livro. Você pode se surpreender com o que você já tem disponível.
- Expanda depoimentos e histórias de clientes em uma série de estudos de caso.
- Realize entrevistas. Muitos e-books são apenas uma compilação de entrevistas. Um bom exemplo é o ” Eventual Milionário”.
- Colabore com outra pessoa e você poderá reduzir pela metade o trabalho.
- Escreva um ótimo título e forneça uma visualização rápida. Tim Ferriss, autor do best – seller do New York Times, o “4 Hour Workweek – Trabalhe 4 Horas Por Semana”, testou seus próprios títulos usando o Google AdWords por algumas centenas de dólares.
- Crie uma capa atraente. Você pode contratar e terceirizar isso através de Freelancer. Você pode até usar vários designs disponível no site Carva.
DICAS DE MARKETING
A web possibilita que todos criem e comercializem seus negócios e também seus livros. A autopublicação é agora a principal fonte de renda para muitos blogueiros, como Darren Rowse, da Problogger e da escola de Fotografia Digital. Então, como você pode divulgar seu e-book?
ALGUMAS DICAS QUE PODEM AJUDÁ-LO A DIVULGAR SEU E-BOOK
- Distribua alguns e-books gratuitos por tempo limitado. Isso criará um momento de marketing e conscientização para o seu e-book.
- Revise seu e-book e envolva especialistas do setor para fornecer um depoimento.
- Crie uma página do Facebook ou uma guia personalizada apenas para o e-book.
- Crie um banner no seu site ou blog.
- Crie uma página de destino e uma guia de menu onde as pessoas possam descobrir os benefícios, ler depoimentos e comentários sobre o e-book e comprá-lo diretamente do blog. Além disso, vincule-o a um gateway de pagamento para que você possa cobrar de forma automática.
- Coloque-o em um formato MOBI e publique-o na Amazon.
- Comercialize-o na sua lista de e-mail. É por isso que a criação de uma lista de e-mails desde o primeiro dia ao iniciar o seu blog é vital, pois faz parte da “sua” rede de distribuição.
- Crie uma apresentação do Powerpoint nos principais pontos ou capítulos dos livros e faça o upload para o Slideshare.
- Conte sobre o seu e-book em um vídeo gravado e faça o upload para o YouTube.
- Postagem de convidado em blogs de parceiros ou influenciadores.
Estas são apenas algumas ideias. Se você usar seu chapéu de criatividade, ficará surpreso com o que pode fazer!