Logos devem ser simples; dessa forma para quem não possui os olhos treinados, elas parecem fácil de criar.
Os designs de logo perfeitamente equilibrada que você vê todo dia são na verdade um produto de constantes e obsessivas informações. Uma simples logo, leva planejamento, estudo, calculo e constante alterações.
Os designers treinados são tão habilidosos em unificar formatos, cores e layouts que seu trabalho parece até não ter esforço algum.
Mesmo assim, contratar um designer para lidar com todo o processo não é sempre uma opção. Talvez você esteja trabalhando com um orçamento bastante apertado ou já possui um conceito forte em mente. Qualquer que seja o caso, confira os fundamentos de design antes de fazer seu próprio logotipo.
1- JUNTE TODA INFORMAÇÃO NO DESIGN QUE PUDER
Imagens atraem seus olhos para detalhes simples que fazem uma excelente logo saltar a página. Aprender a colocar elementos de design atrativos pode te ajudar a estreitar suas escolhas de estilo.
Procure logos de marcas de sucesso e designers para se inspirar. Você pode imprimir imagens, salvá-las em um computador ou criar um álbum web em sites como o Pinterest.
Experimente separar visualmente suas escolhas favoritas, tomando nota da forma e local de cada formato. Aqui estão exemplos de amostra para manter em mente:
As linhas são retas, arredondadas ou uma combinação de ambas?
O design é simétrico? Se não, que outros elementos criam equilíbrio?
Como o design usa os elementos centrados e fora do centro?
Como as formas interagem? Elas são adjacentes? Empilhadas? Sobrepostas? Concêntricas?
As cores são complementares? Contrastantes? Monocromáticas? Neutras?
O design inclui espaço em branco? Linhas quebradas ou formatos?
Preste atenção em padrões e tendências que se destacam, especialmente na sua indústria. A percepção do consumidor é uma grande parte da Gestão de Marcas.
Imagine visitar um banco com um logotipo de mascote alegre e cores de marca jovens e vibrantes. Um banco deve inspirar confiança, dessa forma ele precisa de um logo que passe autoridade que combine com a sua identidade de marca.
2- DECIDA SE VAI QUERER UM DESIGN PERSONALIZADO OU PRONTO
O mero pensamento de um projeto de arte faz você se amedrontar?
Um criador de logo é uma opção na qual você pode fazer você mesmo para conseguir um design ou modelo em escala pronto sem precisar entender nada sobre arte. Os criadores de logo fornecem modelos de design com imagens e fonte juntas para te ajudar a experimentar uma variedade de aparências.
Eles são feitos para iniciantes, e você pode personalizar um design com apenas algumas simples alterações.
Sites como Wix, Logaster, Canva e muitos outros oferecem estes recursos.
Use elas apenas para ter uma ideia ou inspiração, pois se há vários modelos prontos, significa que muitas outras pessoas já usaram o mesmo sistema e modelo. Você não vai querer ser confundido com outra marca ou logo igual a sua com mudança apenas no nome, ou vai?
De outro lado, um logo personalizado pode diferenciar sua empresa, dando mais distinção e reconhecimento de marca. A rota personalizada leva mais tempo, esforço e paciência, mas você pode simplificar um design para se encaixar no seu nível de habilidade.
Usar um design pronto pode funcionar em algumas situações se você não quer fazer seu próprio logo do zero. Por exemplo:
- Você possui um negócio estabilizado com uma base de clientes fiéis.
- Você opera localmente e possui apenas concorrentes diretos.
- Você opera localmente e possui branding forte através de outros canais.
- Sua marca no geral vai contra normas da indústria.
Um logo personalizado é tipicamente uma boa opção se a sua empresa é nova ou está online. Empresas que crescem estão sob mais pressão para construir uma audiência, e é mais fácil se destacar com um logo personalizado.
3- PLANEJE TRANSFORMAR UM MODELO
Quando for escolher um criador de logo, procure por sites com uma grande variedades de modelos editáveis. Quanto mais potência você possui para personalizar o design, melhor ele será.
A personalização diminui a chance de colocar a sua empresa no ar com um logotipo similar.
Escolha um modelo com um símbolo que você gosta, e então altere as fontes e cores para fazer um design próprio. Quando fizer sentido, coloque um símbolo que possui laços estreitos com o seu nome de empresa, mas não a sua indústria.
Você também deve brincar com o lugar onde coloca as palavras. Desviar da aparência padrão — uma logomarca acima de um nome de empresa — pode imediatamente adicionar impacto visual.
Aqui estão formas comuns de transformar um modelo:
Framing: Organiza as palavras em torno da logomarca em um cubo ou círculo.
Dois tons: Usa uma cor diferente em palavras adjacentes para contraste.
Stacking: Empilha várias palavras com alinhamento à direita, esquerda ou fora do centro.
Mudança de Orientação: Altera a direção das palavras ou usa um layout não linear.
Se você não está planejando usar uma logomarca, é ainda mais importante ser original com as letras.
4- ESCOLHA O PROGRAMA DE DESIGN DE LOGO CERTO
Evite programas que não foram projetados para fazer imagens de alta qualidade. É tentador ir direto a programas que você possui familiaridade, mas você vai ter dificuldades antes que perceba.
Com programas como Microsoft Paint ou Powerpoint, você perde a clareza quanto mais você redimensiona e edita uma logo.
Para os melhores resultados, você precisa trabalhar com arquivos em vetor. Que são escaláveis. Arquivos de vetor comum incluem .ai, .eps e .svg. Esses tipos de arquivos também permitem que você crie planos de fundo transparentes, dessa forma você pode exibir uma logo limpa em qualquer mídia.
Escolha um programa profissional, como o Adobe illustrator e CorelDraw, ou opções gratuitas, como GIMP. Se você não está confortável em fazer em um formato de vetor, você pode converter outro tipo de arquivo para um vetor. Apenas certifique-se de que o design original é grande e claro para reter a maior qualidade possível.
5- COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL
Você está criando um novo design de logo completamente do zero?
Use rascunhos feitos a mão em caneta ou lápis para trabalhar seu design. Experimente não se preocupar muito com suas habilidades em arte. O objetivo é ser menos restritivo com as suas ideias iniciais.
Fazer rascunhos é como colocar seu cérebro livre para liberar todo o seu poder criativo no papel. Se você começa com um programa de design para iniciantes, você tem uma probabilidade maior de limitar-se a formatos e símbolos disponíveis.
Novamente, a web é um excelente lugar para encontrar exemplos de esboços de logotipo. Não jogue fora os esboços que falharam. Coloque vários rascunhos na mesma página para comparar as mudanças e se pergunte:
Por que não testar algumas fontes feitas à mão também?
Assista o processo do logo evoluir para aprimorar aquilo que funciona e o que não funciona. Em seguida, você pode experimentar alguns combos com os recursos que gostar.
6- CONSTRUA SOBRE FORMAS SIMPLES
Pense como os profissionais, e deixe que os formatos sejam o seu guia. Os designers usam formatos básicos para aperfeiçoar a forma de uma logo e criar mais formatos complexos.
Essa técnica é uma forma fácil de preservar a simetria e proporção e evitar linhas foras do lugar. Considere essas formas inteligentes para construir a partir de formatos de:
Camadas: Sobrepor formatos simples pode ajudá-lo a criar o contorno de um formato maior. Não importa se você perceber ou não, você provavelmente aprendeu essa habilidade na escola elementar. Imagine desenhar um logo de coelho. Experimente olhar para formatos familiares na forma do coelho. Ao olhar mais de perto, você notará que o corpo está em sua maioria feito de círculos e ovais.
Redução: Usar formatos básicos e camadas, e, então, apagar porções para revelar o espaço negativo. Logos de imagens de grandes marcas, tais como Pepsi, Adidas e Mitsubishi.
Substituição: Formatos podem também servir como lugares substitutos quando você quer uma forma de logo linda e balanceada. Pense no famoso “byte” na logo da Apple. Um designer usaria um círculo que não é parte do design, ele ajuda a alcançar uma curva balanceada e proporcional na maçã.
O design de logo é um desafio, e você provavelmente terá mais más ideias que boas. Mas não fique desencorajado. Remover todos os elementos que não se encaixam é como criar um design vencedor.
Obtenha feedback enquanto você traz seu design a vida. Andar lado a lado com sua perspectiva criativa de vez em quando te ajuda a achar pontos fracos e a editar como um profissional.
Por fim, considere fazer uma pesquisa na internet de retrospectiva de grandes marcas, como a trajetórias de grandes empresas, vai notar que uma logo hoje muita famosa, começou de uma forma bem simples, logos que parecem terem sido feitos por programas básicos ou por crianças, a Microsoft, Google e muitas outras entra nessa lista. Veja como elas eram e terá uma boa noção e principalmente servirá como ajuda para não se cobrar tanto.
Se você não possui tempo ou paciência para fazer seu próprio logo, considere entrar em contato conosco para solicitar um orçamento que fazemos sua logo com sua personalidade.