abril 30, 2024 6:35 pm

As cores têm uma enorme influência no comportamento e na emoção do consumidor. Se você deseja que os consumidores gastem mais e aumentem o reconhecimento de sua marca, é importante ter um entendimento básico da psicologia das cores, que você pode aplicar para todas as suas estratégias de marca.

Segundo a pesquisa, mais de 92% dos consumidores afirmam que o fator visual está no topo de suas mentes ao comprar um produto. Abaixo está uma lista de cores e como cada uma delas afeta o comportamento do consumidor e as decisões de compra.

AZUL

Azul lembra uma vastidão tranquila de oceanos e céus. É uma cor frequentemente usada por muitas marcas que desejam evocar sentimentos de liberdade, segurança, confiança e integridade para sua marca.

No entanto, usar o tom errado de azul pode transmitir uma mensagem de marca que parece fria e indiferente; portanto, tenha muito cuidado com o tom que estiver usando. Marcas famosas que usam a cor azul são Ford, GE, Facebook e Twitter.

AMARELO

Amarelo provoca sentimentos de calor, confiança e felicidade. Uma pessoa pode se sentir otimista e criativa quando cercada por essa cor, mas muito disso pode sobrecarregar os sentidos e causar fadiga ocular. Use isso moderadamente ao promover suas estratégias de marketing. McDonalds, Nikon, DHL e Post-it estabeleceram com sucesso sua marca com esta cor.

VERDE

As pessoas geralmente associam o verde ao meio ambiente, frescura, regeneração e saúde. Um tom mais claro de verde exala calma, enquanto o tom mais profundo representa riqueza e prosperidade. As marcas conhecidas popularmente por essa cor são Starbucks, Animal Planet, Tropicana e Android.

VERMELHO

Se você deseja atrair a atenção da sua marca, considere usar o vermelho. É uma cor emocionalmente forte, amplamente conhecida por paixão, emoção, coragem, amor e calor. O vermelho aumenta a frequência cardíaca, o que é ideal se você deseja atrair clientes, principalmente quando promove algo como descontos ou brindes.

Alguns restaurantes usam essa cor para aumentar o apetite de seus clientes. Coca-Cola, Toyota, Pinterest e CNN são ótimos exemplos de marcas de sucesso ‘vermelhas’.

LARANJA

Combinando a paixão do vermelho e o brilho do amarelo, o laranja é uma das cores mais vibrantes que exala um apelo divertido, amigável e um tanto brincalhão. As empresas que construíram o reconhecimento de suas marcas em torno dessa cor são Nickelodeon, Blogger, Firefox.

ROXA

Essa é uma cor frequentemente associada à realeza, riqueza, luxo e elegância, porque reis e rainhas usavam roupas roxas no passado. Também evoca mistério, sabedoria e imaginação para aqueles do setor criativo.

No entanto, há momentos em que essa cor pode ser superficial e excêntrica, portanto, tenha cuidado ao usar essa cor na mensagem da sua marca. Cadbury, Yahoo, Hallmark e BenQ são apenas algumas marcas que marcaram efetivamente sua marca roxa.

PRETO

O preto é uma cor que representa uma imagem de autoridade, estabilidade e sofisticação clássica. Assim como o roxo, o preto oferece uma sensação de exclusividade e glamour, que funciona melhor para marcas de luxo como Yves Saint Laurent, BMW, Hotel Chocolat e Johnny Walker.

BRANCO

Pureza, limpeza, simplicidade e neutralidade são as características mais bem atribuídas ao branco. As pessoas a veem como uma cor brilhante que pode atrair facilmente atenção, especialmente quando usada em sinalização.

O branco é um item básico do design, pois é neutro e combina bem com qualquer cor. Apple, Sony, Disney, Jaguar e Nike são apenas algumas das marcas globais reconhecíveis que ostentam logotipos com um design branco elegante e organizado, em contraste com uma cor mais escura.

ROSA

Rosa traz uma mensagem de marca, dependendo da intensidade do tom usado. Um tom mais claro significa juventude, emoção, energia e doçura. Esse tom mais claro é frequentemente descrito em marcas que atendem a meninas, enquanto as rosas quentes como a magenta são mais voltadas para mulheres maduras.

O rosa é geralmente associado ao amor e romance, mas também tem um efeito tranquilizador que suaviza a agressão e outras energias negativas. As marcas que usam rosa são: Barbie, Victoria’s Secret, Dunkin Donuts e Tupperware.

CASTANHO

Essa cor simples e terrosa geralmente se entrelaça com o solo ou o meio ambiente (semelhante ao verde). É popular entre as empresas que comercializam produtos orgânicos e chocolates. No entanto, muitas marcas evitam essa cor porque está negativamente associada como suja.

Ao escolher o tom certo, essa cor oferece uma sensação de segurança, calor e confiabilidade. UPS, M&M e “Instagram” são marcas que são ousadas o suficiente para usar marrom e realmente ter sucesso.