abril 30, 2024 1:13 am

Servidores em nuvem e servidores dedicados são duas das opções populares para hospedar um site de comércio eletrônico ou outros sites que exigem altos níveis de recursos. Mas qual é a diferença entre os dois e qual deles você deve escolher?

No artigo de hoje, discutiremos cada um em detalhes para ajudá-lo a determinar qual deles se adequa ao seu negócio.

À medida que mais empresas veem a necessidade de digitalizar para simplificar suas operações de negócios, há uma demanda maior por uma solução de hospedagem econômica, capaz de lidar com um volume crescente de dados que as empresas lidam a cada ano. Encontrar uma plataforma na qual eles possam hospedar seus dados com segurança e conveniência é a preocupação crítica de todos os proprietários de negócios.

Atualmente, as duas opções viáveis para hospedagem são por meio de servidores em nuvem e servidores dedicados. Compreender as diferenças e o que cada um pode oferecer ajudará a decidir a solução de hospedagem certa para o seu negócio.

SERVIDORES EM NUVEM

Essa é uma opção popular para empresas de pequeno e médio porte ou organizações com demandas flexíveis de dados. Pode ajudar as empresas a melhorar seu desempenho computacional sem as despesas consideráveis de gerenciar um ambiente dedicado.

Os servidores em nuvem podem ser configurados para fornecer o mesmo nível de controle, segurança e desempenho que você pode esperar de um servidor dedicado. No entanto, ele não será hospedado em um hardware físico dedicado à sua empresa.

Em vez disso, ele é hospedado em um ambiente compartilhado gerenciado pelo seu provedor de hospedagem na nuvem. Dessa forma, você ainda pode tirar proveito das economias de escala de um hardware compartilhado com outros clientes.

ESCALABILIDADE

Planejar a quantidade de recursos a serem orçados é bastante simples. Quando os servidores em nuvem são utilizados com eficiência, você pode aumentar ou diminuir seus recursos (por exemplo, memória, largura de banda, espaço de armazenamento etc.) para atender à demanda. Você pode evitar pagar períodos de inatividade em que a demanda é baixa.

O faturamento é baseado no uso real por hora, portanto você paga apenas pela quantidade de recursos do servidor que realmente usa. Isso permite mais flexibilidade, dependendo do seu uso.

VELOCIDADE E DESEMPENHO

Com servidores em nuvem, é fácil diversificar sua rede. Você pode hospedar seu site e aplicativos nos servidores mais próximos de seus clientes, possibilitando que eles acessem seu conteúdo em velocidades vertiginosas.

Como ele é executado em vários servidores, quando um deles está inoperante, os outros servidores conectados podem continuar a fornecer hospedagem. Como a computação em nuvem oferece recuperação de dados mais rápida, nunca se perde tempo. Isso se traduz em uma melhor experiência do usuário para seus clientes.

Quando surgem problemas de software, seus servidores em nuvem são isolados do seu ambiente. Dessa forma, você não precisará se preocupar com outros servidores que prejudicam o seu e vice-versa. Se outros usuários sobrecarregarem seus servidores em nuvem, isso não afetará seus recursos, pois é otimizado para maior estabilidade.

Alguns empresários podem ter preocupações com a segurança de sua infraestrutura. A maioria dos provedores de hospedagem em nuvem supera essas preocupações com a segurança, fornecendo um suporte ao cliente dedicado para melhor controle e segurança.

CUSTOS

É mais econômico do que os servidores dedicados tradicionais. Pelo praticamente o mesmo custo, você obtém mais recursos e o desempenho é muito mais rápido. Com a computação em nuvem, as despesas operacionais são reduzidas, pois você só precisa pagar pelo que usa. Lembre-se de que os custos aqui são diretamente proporcionais aos requisitos do seu site.

SERVIDORES DEDICADOS

Assim como o nome sugere, um servidor dedicado é um servidor físico que as empresas podem comprar ou alugar para hospedar todo o seu negócio. Isso é recomendado para grandes empresas ou organizações que exigem alto nível de segurança e disponibilidade 24 horas por dia.

Alguns empresários podem preferir armazenar e gerenciar seus dados em seus próprios servidores dedicados, em vez de usar um ambiente virtual remoto.

Servidores dedicados fornecem acesso e controle completos sobre seus dados. Também é conhecido por ser muito mais seguro e excepcional em termos de desempenho e confiabilidade, já que a conexão é direta e contida.

No entanto, existem desvantagens nos servidores dedicados e eles incluem: é demorado configurá-lo e exige que um especialista em TI gerencie e corrija-o quando surgirem problemas de hardware. Também é muito mais caro que outros tipos de servidores, pois todo o servidor é implantado apenas para seu próprio uso.

No entanto, se você não estiver confiante em lidar com o lado técnico, sugerimos que você escolha servidores dedicados gerenciados, pois o seu provedor de hospedagem gerenciará a configuração para você.

A taxa de assinatura mensal já incluirá o suporte ao cliente prioritário 24/7, juntamente com os servidores dedicados de nível empresarial.

CONFIABILIDADE

Ao escolher uma hospedagem dedicada, você obtém recursos completos e exclusivos de um único servidor. Isso significa que você não precisa se preocupar com outros sites que consomem recursos de RAM e CPU. Se houver problemas técnicos em execução em outro site, isso não afetará ou desacelerará o servidor.

VELOCIDADE E DESEMPENHO

Ter um servidor dedicado garante maior tempo de atividade para o seu site. Se o seu site recebe muito tráfego, a hospedagem dedicada oferece melhor confiabilidade e estabilidade do que em uma plataforma compartilhada.

Servidores dedicados permitem uma segurança mais robusta, especialmente para organizações que armazenam e gerenciam informações extremamente sensíveis.

CUSTOS

Embora um servidor dedicado seja muito mais caro que um servidor compartilhado, ele oferece muito mais vantagens. A escolha de um servidor dedicado gerenciado pode ser uma opção econômica para as empresas, pois elas não precisam se responsabilizar por gerenciá-las.

O provedor de hospedagem dedicado ajudará a gerenciar os custos de instalação e gerenciamento de equipamentos de servidor, o que ajuda a reduzir as despesas gerais e melhorar o retorno do investimento para as empresas.

QUAL É A CERTA PARA VOCÊ?

Novamente, a escolha do servidor certo dependerá das necessidades da sua empresa. Um servidor em nuvem pode ser suficiente para sites de comércio eletrônico de pequeno a médio porte com demandas erráticas.

Para clientes de hospedagem pela primeira vez, a hospedagem na nuvem é um ótimo começo para testar seu serviço de hospedagem na web. Com os servidores em nuvem, seus dados estão sempre disponíveis em todo o mundo, pagando apenas pelo que você realmente usa e você pode escalá-los à medida que o site cresce.

No entanto, para sites que podem exigir desempenho mais robusto, confiabilidade, controle e gerenciamento completos e sofisticados, o servidor dedicado é o melhor caminho a percorrer.

Isso é altamente recomendado se você armazenar dados extremamente sensíveis, como registros pessoais ou financeiros.