maio 13, 2024 1:57 pm

O WordPress é popular e nós o adoramos, mas não é a única plataforma de publicação. Existem alternativas ao WordPress que você pode usar para construir seu site.

Cada um desses concorrentes do WordPress é diferente e tem seus próprios prós e contras. Você precisa entender essas diferenças e limitações ao escolher uma alternativa ao WordPress.

Neste artigo, mostraremos algumas das alternativas mais populares ao WordPress atualmente disponíveis no mercado.

Por que as pessoas procuram alternativas ao WordPress?

O WordPress alimenta mais de 43% de todos os sites e é o construtor de sites mais popular do mundo.

Há muitas razões pelas quais as pessoas escolhem o WordPress: gratuito, personalizável, amigável para SEO, ferramentas de blog, ferramentas de mídia social, recursos avançados, pronto para comércio eletrônico, suporte a idiomas multilíngues, milhares de modelos de design da web gratuitos e muito mais. Veja todas as razões pelas quais as pessoas usam o WordPress.

Desde 2003, a plataforma de código aberto WordPress percorreu um longo caminho quando se trata de facilidade de uso, com muitas ferramentas de criação de sites de arrastar e soltar, como SeedProd, Divi e Beaver Builder, que permitem criar sites personalizados do zero sem escrever nenhum código.

Muitas vezes, os proprietários de empresas preferem usar o WordPress porque é a melhor solução que ajuda você a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.

Mas enquanto o WordPress é popular, não é uma boa opção para todos.

Isso ocorre porque alguns proprietários de empresas não querem o incômodo de gerenciar seus próprios backups, segurança e atualizações de sites.

Se você está procurando as melhores alternativas do WordPress, está no lugar certo.

Tentamos quase todas as alternativas do WordPress no mercado e aqui estão os principais concorrentes do WordPress.

1. Web.com

Web.com é um construtor de sites acessível e uma alternativa WordPress muito popular entre os proprietários de pequenas empresas.

Seu plano começa em $ 1,95 por mês e vem com domínio gratuito, endereço de e-mail comercial, recursos de salvamento automático e backup, solução de segurança de sites, ferramentas de SEO, análise de sites e outras ferramentas poderosas de otimização de sites.

Web.com tem um construtor de sites de arrastar e soltar que é extremamente fácil de usar, mesmo para usuários não técnicos. Eles têm milhares de modelos de sites pré-fabricados que você pode escolher. Você também pode criar um site totalmente personalizado com apenas apontar e clicar. Eles tornam a personalização de um design de site muito fácil.

Seus recursos de comércio eletrônico oferecem tudo o que você precisa para criar uma loja online simples.

Por fim, eles têm suporte ilimitado por bate-papo e telefone, para que você possa conversar com seus especialistas da Web quando precisar de ajuda, o que é ótimo ter como proprietário de uma pequena empresa que está criando um site pela primeira vez.

2. Criador de sites da HubSpot

O HubSpot CMS Hub é um poderoso construtor de sites e alternativa ao WordPress que permite criar um site personalizado em poucos minutos.

Ele combina o poder do construtor de sites de arrastar e soltar, ferramentas de automação de marketing e CRM, para que você possa oferecer uma experiência digital personalizada aos seus usuários.

Você pode usar seus modelos de site otimizados para conversão para criar rapidamente um site que forneça resultados.

A melhor parte do construtor de sites da HubSpot é que eles permitem que você faça testes adaptativos, para que você possa escolher até cinco variações de uma página, e a HubSpot monitorará e fornecerá a opção de melhor desempenho.

Ele vem com muitos outros recursos poderosos, incluindo ferramentas de SEO, análises poderosas, ferramentas de blog, software de bate-papo ao vivo, recurso de marketing por e-mail, suporte a conteúdo em vários idiomas e muito mais.

Seu plano inicial inclui SSL gratuito, hub CMS (construtor de sites), hub de marketing (CRM, bate-papo ao vivo, pop-ups etc.), ferramentas de vendas e ferramentas de operação comercial.

3. Wix

O Wix é uma plataforma popular de criação de sites que é uma alternativa líder ao WordPress. Ele oferece um plano gratuito limitado para uso em sites pessoais ou de pequenas empresas. Tanto os planos gratuitos quanto os pagos vêm com modelos pré-projetados que os usuários podem modificar usando um construtor de páginas de arrastar e soltar.

O Wix também tem suporte para eCommerce com seus planos pagos, que permitem que os proprietários de sites aceitem pagamentos online usando PayPal ou Authorize.net.

4. Gator da HostGator

Gator é um construtor de sites totalmente hospedado criado pela HostGator. Eles são uma das principais empresas de hospedagem de sites do mundo e conhecem suas coisas quando se trata de hospedagem de sites.

Gator vem com designs de sites prontos que você pode personalizar com um construtor de sites fácil de arrastar e soltar. Mesmo iniciantes absolutos podem se familiarizar rapidamente com o aplicativo sem nenhuma curva de aprendizado.

Seus planos Starter e Premium são adequados para sites de pequenas empresas. Você precisará do plano de comércio eletrônico para adicionar carrinho de compras e outros recursos de comércio eletrônico. Cada plano também inclui um nome de domínio gratuito e um certificado SSL gratuito.

5. Construtor de sites Domain.com

Domain.com oferece um construtor de sites de arrastar e soltar fácil de usar para pequenas empresas. Você pode usá-lo para criar um site, blog ou até mesmo um site de comércio eletrônico com apenas alguns cliques.

Sua plataforma vem com centenas de modelos lindamente projetados com os quais você pode começar e pode personalizá-los facilmente para atender às suas necessidades usando uma interface fácil de arrastar e soltar.

Ele vem com todos os recursos essenciais do site, como análise de sites, funcionalidade de comércio eletrônico, capacidade de adicionar um blog e um certificado SSL gratuito com todos os planos. É extremamente acessível a partir de apenas $ 1,99 por mês.

Domain.com é consistentemente classificado como o melhor registrador de domínios do mundo, e seu construtor de sites é uma ótima alternativa para o WordPress.

6. Ziro

O Zyro é uma alternativa acessível ao WordPress que vem com uma plataforma de criação de sites tudo-em-um criada pelo pessoal por trás do serviço de hospedagem na Web Hostinger.

O construtor de sites permite que você crie um site sem nenhuma habilidade de design ou codificação. Ele ainda vem com um criador de logotipo, ferramentas úteis de IA e vários modelos de sites pré-fabricados com os quais você pode começar. Você também terá acesso a mais de 1 milhão de imagens gratuitas.

Com cada plano Zy, você obtém novos recursos poderosos. Por exemplo, no plano Unleashed, você obtém integrações de marketing como Google Analytics, retargeting do Facebook, remarketing de visitantes etc.

Eles também têm planos de comércio eletrônico que permitem adicionar produtos ilimitados, aceitar pagamentos online, oferecer cupons de desconto, gerenciamento de pedidos, gerenciamento de estoque e até conectar sua loja à Amazon, Instagram e Shopify.

7. BigCommerce

Se você está procurando uma alternativa pronta para comércio eletrônico ao WordPress, o BigCommerce pode ser a plataforma certa para você. É uma plataforma de comércio eletrônico totalmente hospedada com ferramentas de arrastar e soltar e belos modelos para você começar.

Ele suporta muitos gateways de pagamento, incluindo PayPal, Stripe, Appley Pay e Pay with Amazon. Uma vantagem notável de usar o BigCommerce é que eles não cobram pelas transações.

BigCommerce permite adicionar produtos ilimitados, visualizar o desempenho da sua loja e usar ferramentas integradas para otimizar as conversões e aumentar as vendas. Ele também vem com uma integração nativa do WordPress, para que você possa usar o BigCommerce para sua loja enquanto o WordPress para seu site de conteúdo principal.

BigCommerce funciona com muitos outros aplicativos de terceiros que você precisará para expandir seus negócios.

8. Shopify

Se você deseja construir uma loja online, Shopify é uma ótima alternativa ao WordPress. Ele fornece ferramentas fáceis de usar para criar sua própria loja online. Você pode vender seus produtos e aceitar pagamentos.

Shopify vem com uma configuração guiada simples que ajuda você a iniciar rapidamente sua loja de comércio eletrônico. Possui modelos prontos, aplicativos e muitas opções de integração.

9. Fluxo da Web

O Webflow é uma plataforma sem código para desenvolvimento web e é uma alternativa ao WordPress em rápido crescimento. Ele permite que os designers criem sites personalizados profissionais e prontos para produção, em uma tela completamente visual sem codificação.

Basicamente, o Webflow permite que você tenha controle total sobre HTML5, CSS e JavaScript sem realmente escrever nenhum código.

Você pode usá-lo para criar sites de marketing simples, e eles também estão se expandindo lentamente para o comércio eletrônico, mas não é tão poderoso quanto o WordPress.

10. Weebly

Weebly é outro construtor de sites completamente hospedado . Ele permite que você crie seu próprio site usando modelos pré-projetados e seu construtor de páginas de arrastar e soltar.

O Weebly tem suporte limitado ao comércio eletrônico, mas você pode usar nomes de domínio personalizados.

11. Medium

Medium é uma plataforma de publicação popular. É diferente do WordPress em muitos aspectos. Não é um sistema de gerenciamento de conteúdo completo. Seu foco está em blogs e no aspecto da comunidade. O objetivo é conectar as pessoas com histórias e ideias que são importantes para elas.

O Medium foi projetado para fornecer uma área de escrita organizada para os editores e uma experiência de leitura semelhante para os leitores. Fica lindo em todos os dispositivos e tamanhos de tela. Os usuários não precisam se preocupar com temas ou plugins porque não há nenhum.

Em vez de comentários, o Medium tem notas e respostas em linha. Você não precisa se preocupar com o software, pois o Medium é uma plataforma completamente hospedada. O Medium não permite mais nomes de domínio personalizados, o que significa que você não pode usar seu próprio nome de domínio para sua publicação.

12. Ghost

Vários usuários do WordPress que queriam se concentrar em blogs sentiram que o WordPress estava indo em uma direção diferente. Isso deu origem ao Ghost, que é um software de blog baseado em NodeJS.

A diferença é que o Ghost está totalmente focado em blogar e manter a desordem longe. Ele fornece uma experiência de escrita e navegação limpa para blogueiros e leitores.

13. Joomla

O Joomla é um software CMS popular e um concorrente do WordPress de código aberto. É uma plataforma CMS forte, multifuncional e flexível com uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores.

O Joomla permite que você faça muitas das coisas que o WordPress pode fazer e mais algumas. Como os temas e plugins do WordPress, o Joomla vem com extensões e modelos. Ele já é usado por milhões de usuários, pequenas empresas, corporações, governos e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.

Assim como o WordPress, o Joomla possui um sistema de suporte comunitário, extensa documentação e é executado na maioria das plataformas de hospedagem na web.

14. Drupal

Drupal é outro CMS de código aberto muito popular. Assim como o WordPress e o Joomla, o Drupal tem uma forte base de usuários e comunidade de desenvolvedores. Ele alimenta quase 2,1% de todos os sites na Internet, incluindo The White House, The Economist, State of Georgia e muitos outros.

Drupal tem módulos e temas como plugins e temas do WordPress. Ele compartilha os mesmos requisitos de software que o WordPress e o Joomla, para que possa ser executado em praticamente qualquer host da Web que suporte o WordPress.

Seu back-end é um pouco complicado, mas oferece muitas opções de personalização.

15. Jekyll

Jekyll é um gerador de site estático. Ele é escrito em Ruby e requer NodeJS. É muito diferente do WordPress. Para começar, é um gerador de site estático, o que significa que ele pega seu texto e gera páginas HTML estáticas para seu site (sem banco de dados).

Você pode usar a hospedagem gratuita fornecida pelo GitHub Pages com o Jekyll. Isso significa que, se você estiver familiarizado com Markdown, SVN, Git e linha de comando, estará pronto e funcionando em pouco tempo. Em outras palavras, isso é feito para desenvolvedores!

16. Tumblr

O Tumblr é uma plataforma de blogs gratuita popular. O Tumblr combina blogs com redes sociais e o torna bastante divertido. Possui uma forte base de usuários, apesar de ter sido adquirida pelo Yahoo em 2013.

O Tumblr permite que os usuários escolham temas gratuitos ou premium. Os usuários também podem usar nomes de domínio personalizados para seus blogs do Tumblr. Além do seu blog, você também pode criar páginas. É uma solução totalmente hospedada, para que você não precise se preocupar com a instalação ou manutenção de nenhum software.

O Tumblr tem várias limitações quando comparado ao WordPress. Você não pode monetizar facilmente seu conteúdo ou administrar uma loja de comércio eletrônico. Você também deve seguir as diretrizes de conteúdo, caso contrário, seu site será suspenso.

17. Squarespace

Squarespace é um construtor de sites pago que pode ser usado como alternativa ao WordPress. É extremamente fácil de usar e uma solução completamente hospedada.

Assim como o Wix e o Weebly, o Squarespace também oferece modelos prontos para uso que você pode personalizar. Não há plugins ou módulos adicionais para instalar. Você só pode usar os recursos fornecidos pelo Squarespace.

Devido às suas limitações, muitos usuários do Squarespace acabam migrando para o WordPress.

18. Expression Engine

Expression Engine é um CMS pago baseado em PHP+MySQL. Existe uma versão básica gratuita com recursos muito limitados disponíveis para download. Ao contrário de outros CMS de código aberto em nossa lista, o Expression Engine exige uma taxa de licença e a maioria dos recursos adicionais está disponível como complementos pagos.

19. Blogger

Por último, mas não menos importante, o Blogger ainda está vivo. É um serviço de blog gratuito do Google. Ele tem a maioria dos recursos que você precisa para blogs. Um sistema de comentários, recursos sociais integrados, fácil de usar, modelos e a opção de usar seu próprio nome de domínio.

Escrevemos uma comparação completa entre Blogger vs WordPress (Prós e Contras).

Qual é a melhor alternativa ao WordPress (escolha do especialista)

Acreditamos que o WordPress é o melhor construtor de sites do mercado. No entanto, se você está procurando as melhores alternativas ao WordPress, acreditamos que o Web.com é a melhor alternativa ao WordPress.

O HubSpot e o Wix também estão entre as alternativas populares do WordPress que alguns proprietários de pequenas empresas escolhem para o construtor de sites.

Esperamos que este artigo tenha lhe dado a chance de ver algumas alternativas populares do WordPress.

Se você gostou deste artigo, assine nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Facebook .

Isenção de responsabilidade: Esta lista das melhores alternativas do WordPress é em referência à plataforma WordPress de código aberto, não ao serviço WordPress.com hospedado.