abril 28, 2024 6:27 am

Por que as pessoas deixam o seu site? Com muita frequência, os proprietários de sites podem ficar tão envolvidos em deixar seus sites bonitos que tendem a esquecer o que os visitantes realmente querem ver e fazer. Todo visitante tem um objetivo em mente – e é encontrar uma resposta ou solução para o seu problema.

Por que é importante considerar a experiência do visitante? Sempre que você visita um site, quais são as coisas que mais o irritam? Se você não tiver tempo para lidar com eles, seus visitantes também não terão.

Mas o que os afasta de um site antes que eles possam rolar até o final de uma página da web? Existe uma maneira de capturar a atenção deles e fazê-los ficar? Infelizmente, leva apenas alguns segundos para chamar sua atenção e esse curto período de atenção é causado por certos fatores. Aqui estão os 8 fatores que você deve tomar nota e se livrar deles AGORA:

1- SITES LENTOS

De todas as coisas que afastam as pessoas de um site, este é o que leva o usuários desistir em 1 lugar. Um número estimado de 40% dos visitantes vai deixar um site que leva 3 segundos ou mais para carregar. Isso terá um impacto negativo na conversão do seu site. Aqui estão algumas práticas recomendadas que você precisa para acelerar o carregamento do site:

  • Não use animações exageradas.
  • Mantenha HTML, CSS, scripts, imagens e tamanhos de arquivo multimídia incorporados no mínimo.
  • Verifique a velocidade do seu site regularmente e faça atualizações quando necessário.
  • Obtenha um host (servidor/hospedagem) confiável.

2- NAVEGAÇÃO E DESIGN INADEQUADOS DO SITE

Nada é mais frustrante para os visitantes do que quando eles não têm um caminho claro para o conteúdo que estavam procurando. Isso pode ser atribuído a uma navegação e design complicados do site.

Os mapas de calor permitem visualizar em que seus usuários estão clicando, as áreas em que eles se envolvem e basicamente como ocorre toda a jornada do seu site. Uma ferramenta útil para medir o mapa de calor do seu site com um relatório de análise bacana é o Google Analytic.

Ao falar sobre o design do site, ele abrange não apenas o design em si, mas toda a experiência do usuário. Sua página da web deve ser atraente tanto em termos de legibilidade quanto em elementos gráficos. Seu site deve ser projetado para o seu público-alvo. Lembre-se de que seu site é um reflexo on-line de seus negócios. Portanto, deixe claro, simples e profissional.

3- NÃO É RESPONSIVO (ADAPTADO PARA CELULAR)

Observe que agora mais pesquisas são feitas no celular do que nos computadores desktop tradicionais. Portanto, se seu site não for desenvolvido para dispositivos móveis, seu público-alvo poderá abandoná-lo e seguir para outra fonte. Isso levará a uma maior taxa de rejeição. Certifique-se de entender as necessidades móveis do seu público e incorporar um design móvel responsivo para o seu site.

4- REPRODUÇÃO AUTOMÁTICA DE VÍDEO

Um vídeo que é reproduzido automaticamente assim que a página da web é carregada pode incomodar os visitantes cujo objetivo seria pesquisar freneticamente de onde vem o áudio e fechá-lo. Lembre-se de que nem todas as pessoas estão no conforto de suas casas e muitas ainda podem estar na escola, no trabalhar, no transporte público, lugares que são inconvenientes assistir a um vídeo.

Os visitantes gostam de pensar que estão no controle de suas ações; portanto, se um vídeo é reproduzido automaticamente sem o consentimento, é um exercício para uma experiência ruim do usuário. Quando você os força a interagir com seu conteúdo de áudio ou vídeo, você dá todos os motivos para sair do seu site.

Quando o Facebook lançou seus anúncios de reprodução automática nos feeds de notícias de seus usuários, muitas pessoas ficaram aborrecidas e procuraram maneiras de bloqueá-las. Novamente, os vídeos devem ser iniciados pelo usuário para que eles não sejam forçados a fechar seu site.

5- POP-UPS IRRITANTES

Quando os visitantes são recebidos com pop-ups, são grandes as chances de clicar em ‘X’ para sair do pop-up e, consequentemente, do seu site. Trate todo visitante como uma pessoa real e não apenas como líder de negócios. Você pode tentar adicionar um botão flutuante ao lado para incentivar os visitantes a se inscreverem em seu boletim informativo sem atrapalhar.

Se você estiver exibindo anúncios pop-up, pense em como o design do anúncio afetará seus visitantes. As pessoas que pesquisam informações rápidas provavelmente não se envolverão com um conteúdo obstruído por anúncios.

Avalie a receita obtida com os anúncios, em contraste com o tempo gasto pelos visitantes do seu site e veja se vale a pena investir. Verifique também se estes pop-ups são compatíveis com todos os celulares possíveis, pois não há nada frustrante do que tentar fechar e não conseguir ou pior, ser direcionado para outra página.

6- MUITOS ANÚNCIOS

Anúncios até certo ponto são interessantes. Sem ele, você pode esperar ver menos conteúdo na web. Afinal, os anúncios são a força vital de qualquer site com fins lucrativos. No entanto, quando links patrocinados ou anúncios em banner são indiscriminadamente estampados em toda a página da Web, isso pode desgastar a paciência do visitante e fazer com que eles percam o interesse no seu conteúdo, não importa quão grande seja.

Os anúncios podem não apenas distrair, mas também tornar o site mais lento, e você voltará ao problema nº 1. Textos piscantes, GIFs animados e banners pop-up irritantes também dificultam a leitura do conteúdo. A chave aqui não é sobrecarregar seu site com muitos anúncios e encontrar um equilíbrio entre seus anúncios e conteúdo.

7- POSTAGENS DE BLOG INATIVAS

Se os visitantes regulares não encontrarem nada de novo para ler em seu site, é provável que não fiquem. É essencial manter a programação editorial do seu blog e atualizar o conteúdo com frequência. Não existe uma resposta para a frequência com que os blogs são publicados, mas o importante é não deixar seus visitantes esperando quando sua próxima postagem será publicada.

Há momentos em que a postagem com muita frequência também pode desativar alguns de seus leitores e levá-los a cancelar a inscrição. A publicação menos frequente, por outro lado, fará com que seu público perca o contato com o site e seria difícil manter um leitor fiel se eles não tiverem algo novo e empolgante para ler. A frequência certa dependerá do tipo de nicho em que você está e de quão bem seu público está envolvido com seu conteúdo.

8- CONTEÚDO DE ISCA DE CLIQUE

Você não acha irritante clicar em um artigo com um título enganoso que nem sequer é relevante para o conteúdo? Se você já teve essa experiência, seja bem-vindo ao clube! O objetivo desse tipo de conteúdo é obter mais tráfego de visitantes, com menos ênfase no valor para os leitores.

Isso resultará não apenas em uma taxa de rejeição aumentada, mas também em uma diminuição nos compartilhamentos nas mídias sociais. Em vez disso, crie um conteúdo valioso e otimizado para palavras-chave que os leitores compartilharão em sua rede.

CONCLUSÃO

Todo proprietário de site deseja gerar mais tráfego e manter seus visitantes no site pelo tempo que for necessário. Ao saber o que os irrita, você sabe como efetivamente levar seus visitantes a respostas ou soluções para os problemas deles e não haverá motivo para eles deixarem o site.