abril 27, 2024 3:25 pm

Você sabia que alguns navegadores podem sinalizar seu site como inseguro? Também existem elementos de design que se destacam como avisos gigantescos para os usuários de que algo não está certo no seu site.

Evite erros comuns e crie um site seguro. Verifique se os usuários confiam em seu blog ou loja online. Na verdade, é muito mais fácil do que você imagina.

1- USE SSL / HTTPS

As maiores palavras-chave no design de sites podem ser SSL e HTTPS. Principalmente porque alguns navegadores de sites como o Google disseram que começarão a sinalizar sites sem recursos de segurança como potencialmente inseguros.

SSL, ou secure sockets layer, é um protocolo que permite a comunicação segura pela Internet. Sites com SSL provaram suas credenciais por meio de certificado de segurança com uma agência de terceiros. (Parece complicado, mas é apenas uma maneira de provar que você é quem diz ser).

HTTPS é a variante segura do mesmo HTTP que você costuma colocar no início de um nome de domínio ao digitá-lo.

Combinados, SSL e HTTPS mostram aos visitantes do site que seu conteúdo é confiável e que o proprietário do site é uma entidade confiável e autêntica.

2- CRIE UM DESIGN DE ALTA QUALIDADE E SEM ERROS

O design do seu site precisa parecer um milhão de reais. Isso pode ser um exagero, mas um design profissional de alta qualidade é muito mais confiável do que um site incompleto, em construção ou que contém ortografia ou outros erros.

Um design confiável usa tipografia limpa, um esquema de cores apropriado para o conteúdo e imagens e vídeos de alta resolução. (Para você, isso pode parecer sem cérebro, mas existem muitos sites por aí que ignoram esses fundamentos.)

3- INCLUA UM SELO DE SEGURANÇA

Nem todo usuário do site procurará a trava de segurança verde na URL. Mesmo que reconheçam essa designação de segurança, eles podem querer ainda mais garantia de que seu site é seguro. Um selo de segurança é uma maneira rápida e fácil de fornecer essas informações.

As lojas on-line confiáveis são mais propensas a fazer mais negócios. Pense nisso: com que tipo de site você tem mais chances de gastar dinheiro? Um com um selo de segurança e um bloqueio SSL / HTTPS verde ou um sem? A resposta parece bastante óbvia.

Quando se trata de adicionar selos ao design do seu site, vá além da segurança e adicione selos para credenciamentos ou afiliações profissionais. Esses elementos mostram aos usuários e clientes em potencial que outros grupos também podem garantir que você é um negócio on-line confiável.

4- DEMONSTRE REVISÕES OU DEPOIMENTOS

Nada cria confiança em uma organização ou produto, como informações reais de outros usuários ou clientes. Integre revisões ou depoimentos mais longos em todo o design do site.

Desde imagens de mídia social que mostram seu produto com clientes reais a críticas por escrito ou trechos de vídeo, qualquer conteúdo que forneça informações sobre o valor do seu produto ou serviço é inestimável. As pessoas gostam de saber sobre suas compras antes de comprar e adoram ouvir os clientes reais.

5- PUBLIQUE UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os usuários querem saber quem você é e o que fará com as informações coletadas em seu site.

Publique uma Política de Privacidade que descreve quais informações você coleta em seu site, onde esses dados são armazenados e como você as usa. Ser transparente sobre as informações que você coleta e porque pode estabelecer um relacionamento mais confiável com os usuários.

Dependendo da sua localização e alcance do site, como venda para outros países, talvez seja necessário considerar também a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia – GDPR. (A maioria dos proprietários de sites está trabalhando para estar em conformidade, mesmo que seus negócios não estejam localizados fisicamente na UE.)

CONCLUSÃO

Antes de um usuário começar a se envolver verdadeiramente com seu site, ele precisa confiar no design e no conteúdo dele. Isso é particularmente verdade quando se trata de lojas on-line e comércio eletrônico. Nenhum usuário inserirá informações de pagamento em um site que não julgue confiável.

As dicas acima podem ajudar você a criar uma experiência de usuário mais autêntica e confiável. Não apenas as técnicas são verificadas na Web em muitos casos, mas também criam um senso de autoridade, credibilidade e confiabilidade para o seu site.